Entendendo os 4 Cs e a Qualidade de uma Esmeralda

Características que implicam na qualidade de uma esmeralda.

 0  1997
Entendendo os 4 Cs e a Qualidade de uma Esmeralda

Os 4Cs de cor, clareza, corte e peso em quilates são usados ​​para classificar os diamantes também são usados ​​para pedras preciosas coloridas. No entanto, existem padrões diferentes para classificar gemas coloridas como esmeraldas.

Cor

Gráfico de matiz, tom e saturação

A primeira e mais importante propriedade das esmeraldas é julgada pela sua cor. Uma esmeralda altamente saturada superará as esmeraldas maiores com cores menos atraentes de forma consistente, apesar da raridade de tamanhos de gema maiores. A cor também não é tão complicada nas esmeraldas quanto em outras gemas, porque o verde esmeralda é uma faixa muito limitada de verde levemente amarelado a verde azulado. Um verde azulado ideal é normalmente a cor mais desejável, embora todos tenham suas próprias preferências.

Para mostrar a melhor cor imaginável, os três valores de matiz, tom e saturação devem ser ideais no material da gema. Desequilíbrios nesses valores podem nos fazer perceber a cor de forma diferente do que é.

Matiz é o que pensamos como cor (verde, amarelo, laranja) e pode ter matizes modificadores (verde amarelado, verde azulado, etc), tom refere-se a quão clara ou escura é uma gema, e saturação é a diferença entre verde acinzentado e cinza esverdeado. Há muito a ser dito sobre a complexidade da cor.

Diferentes tons possíveis de esmeraldas

Clareza

As esmeraldas são conhecidas por serem incluídas. Eles são uma pedra preciosa do Tipo III, o que significa que quase sempre mostram inclusões. As escassas esmeraldas que não mostram nada valem o dobro para triplicar o preço das de cor e peso semelhantes.

As gemas do Tipo I são tipicamente livres de inclusão, as gemas do Tipo II geralmente mostram algumas inclusões e as gemas do Tipo III devem mostrar inclusões.

As inclusões também são como as esmeraldas são identificadas por laboratórios e revendedores de gemas. Seus interiores geralmente têm aparências distintas de outras gemas, embora observar essas características possa exigir prática. 

Cristais, inclusões trifásicas e agulhas (estes têm uma ampla gama de aparências) são frequentemente encontrados em esmeraldas, bem como zoneamento de cores, impressões digitais e muitos outros recursos listados em nossa página de inclusões . As esmeraldas têm muitas coisas nelas, com os franceses se referindo a isso como “Un petit jardin” ou “Um Pequeno Jardim” dentro da esmeralda.

Os tipos e a disposição das inclusões não afetam apenas a aparência, mas também a durabilidade. Esmeraldas que são extremamente incluídas também podem ter problemas de quebra ao serem colocadas ou cortadas. Revendedores de esmeraldas confiáveis ​​não estocam esmeraldas com problemas de durabilidade como esse.


Inclusão de Cristal


Inclusão Trifásica


Agulhas (podem ser agulhas ou tubos longos e finos)

Corte

O corte, ou como a esmeralda é lapidada, tem muitas complicações. Primeiro, cortadores de gemas geralmente cortam 50% a 70% da esmeralda original para que a gema mostre sua melhor cor e brilho. Como essas gemas são precificadas por seu peso em quilates, o lapidário também deseja reter o máximo de peso em quilates possível para seus resultados. Uma gema simétrica com alto brilho e baixa extinção, ou manchas pretas, visíveis também é desejável. Cortes rasos também não são ideais, geralmente mostrando uma enorme janela através da esmeralda.

No entanto, a maioria dos fatores geralmente estão em conflito uns com os outros. Esmeraldas idealmente cortadas geralmente perdem mais peso em quilates. A cor pode aparecer melhor com um corte melhor, ou perder muito peso em quilates pode tornar a esmeralda muito leve. Um lapidário também precisa ter em mente o pleocroísmo esmeralda, pois isso significa que a esmeralda mostra cores ligeiramente diferentes de verde em diferentes ângulos. Eles não querem colocar inclusões opacas exatamente onde o comprador estará olhando.

Equilibrar todos esses fatores é impossível de fazer com a grande maioria das esmeraldas. Todos esses fatores são comprometidos de qualquer forma que traga mais valor para o lapidário, que normalmente prioriza a cor e o peso.

Há também uma variedade de formas e formas como as esmeraldas são cortadas.

Peso em quilates

Por si só, o peso do quilate é apenas o peso da esmeralda. No entanto, as implicações do peso são um pouco mais complexas, pois o preço aumenta exponencialmente com o peso em quilates nas esmeraldas.

Enquanto cor, clareza e corte são avaliações de qualidade, o peso em quilates mede a raridade e traduz isso diretamente em um preço. A segunda parte é que diferentes pesos de quilate comandam diferentes magnitudes de preços. Se a cor, a clareza e o corte forem todos iguais, o preço mostrará o quão raros são os tamanhos de esmeralda maiores. Por exemplo: se você tiver uma esmeralda de 2,00 quilates e uma esmeralda de 4,00 quilates, a esmeralda de 4,00 quilates não terá o dobro do valor da esmeralda de 2,00 quilates. Será algo como quatro vezes o preço, assumindo que a qualidade é igual.