Cuidados com Joias de Esmeralda
Como cuidar de suas joias de esmeraldas.
Como cuidar melhor das esmeraldas
As esmeraldas requerem cuidados especiais para serem limpas adequadamente.
Para garantir a beleza duradoura da esmeralda de sua avó, você precisará saber como cuidar dela. Algumas dicas básicas podem ajudá-lo a manter a beleza ebrilhoda pedra para que seu filho ou filha também se emocione quando, com amor, for passada para eles.
As esmeraldas são muito durável. Eles têm uma dureza de 7,5 a 8 na escala de Mohs , o que significa que resistem a arranhões. Eles não são tão duros quanto diamantes, rubis e safiras, no entanto. Essas outras pedras preciosas podem arranhar sua esmeralda, então você vai querer mantê-las armazenadas separadamente em sua caixa de joias.
As esmeraldas também não são tão duras quanto duras. As esmeraldas podem ser quebradiças , especialmente se forem fortemente incluídas . Embora não seja comum, as esmeraldas também podem apresentar imperfeições de corte, característica reconhecida desde a antiguidade. É imperativo que você proteja suas esmeraldas de choques repentinos, incluindo choque térmico ou impactos físicos.
Especialistas estimam que até 90% de todas as esmeraldas no mercado são aprimoradas com óleo ou resina. Isso torna arriscado limpar joias de esmeralda nos limpadores ultrassônicos ou a vapor frequentemente encontrados em joalherias. As soluções usadas em limpadores ultrassônicos podem fazer com que o óleo ou epóxi em fraturas preenchidas se dissolvam e as vibrações podem enfraquecer pedras fortemente fraturadas. O vapor quente dos limpadores a vapor pode fazer com que o óleo e a resina transpiram das fraturas de uma pedra.
Como tratar suas joias de esmeralda
A melhor maneira de limpar joias de esmeralda é com água morna e sabão ou um pano quente e sabão. Não mergulhe esmeraldas em água com sabão e evite detergentes fortes que possam diluir ou remover óleos da pedra. Nunca mergulhe esmeraldas em solventes como álcool, acetona ou diluente.
Não exponha suas esmeraldas a luzes quentes, radiação solar excessiva ou outras fontes de calor, pois elas podem ressecar as restaurações das fraturas. É melhor remover as esmeraldas de sua configuração antes de fazer reparos de joias envolvendo calor, pois alguns enchimentos podem ser danificados. O calor das tochas do joalheiro, por exemplo, pode queimar resinas usadas para preenchimento de fraturas ou fazer com que os óleos transpirem nas fraturas que atingem a superfície. Você pode ter que pagar um pouco mais para consertar joias de esmeralda do que para joias com pedras mais resistentes.
É importante verificar suas joias, incluindo suas joias de esmeralda periodicamente, para garantir que as pedras preciosas estejam seguras em sua montagem. Perder qualquer pedra preciosa é uma experiência dolorosa, mas perder uma esmeralda é considerado má sorte. De acordo com Fernie (1907):
“A queda de uma esmeralda de seu engaste tem sido um mau presságio para o usuário, mesmo nos tempos modernos.”
Durante a coroação de George III da Inglaterra , uma grande esmeralda caiu de seu diadema – um prenúncio, para alguns, da perda das colônias americanas durante seu reinado. Para evitar a perda, peça ao seu joalheiro que aperte as configurações de quaisquer pedras preciosas que estejam soltas.
Use um pouco de bom senso ao cuidar de suas joias de esmeralda:
Guarde suas joias em envelopes ou bolsas separadas.
Verifique suas joias com frequência para garantir que as pedras não estejam soltas.
Evite usar joias quando estiver fazendo trabalhos domésticos, jardinagem ou participando de um esporte.
Use métodos de limpeza apropriados.
Não sujeite suas joias a mudanças bruscas de temperatura extremas.
A esmeralda da sua avó é uma lembrança valiosa que requer apenas um pouco de cuidado para manter. Ela queria que você gostasse, então, por todos os meios, USE-O!