Como Escolher Esmeraldas de Alta Qualidade
Na hora de escolher, somente esmeraldas de boa qualidade.
Existem vários tipos de pedras preciosas coloridas. Uma das mais populares é e esmeralda, que é uma pedra verde-escura mais dura que o quartzo e mais frágil que rubi, safira ou diamante. As esmeraldas pode ser achadas por todo mundo, e são extraídas principalmente em lugares como Zimbábue, Madagascar, Zâmbia, Brasil, Índia, Afeganistão, Rússia e Paquistão. As esmeraldas de maior qualidade, porém, vem da Colômbia. Pedras preciosas são um investimento importante, e é crucial se informar sobre como escolher esmeraldas de alta qualidade antes de comprá-las.
Verifique a cor da gema
Uma esmeralda verdadeira é verde-escura. Pedras com uma tonalidade mais clara provavelmente não são esmeraldas, e sim berilo verde. Mesmo sabendo disso, não existem instruções exatas para diferenciar os dois tipos de pedras, e joalheiros e laboratórios de gemologia podem vender berilo verde como se fosse esmeralda. Uma esmeralda verdadeira será mais escura que uma garrafa de coca-cola.
Verifique se há rachaduras ou inclusões na pedra
As esmeraldas verdadeiras são pedras bem resistentes, e se houver rachaduras na pedra, não compre-a.
Inclusões pequenas na esmeralda são aceitáveis. Uma inclusão ocorre quando um material estranho que não faz parte da pedra fica dentro dela. As inclusões podem ser sólidas, líquidas ou gasosas, e tornam uma esmeralda única. Uma esmeralda com inclusão é mais valiosa do que uma normal.
Observe a pedra com uma lente de aumento. Isso lhe permitirá ver imperfeições que não são visíveis a olho nu.
Verifique a transparência
Por mais que uma esmeralda de alta qualidade possa ser um pouco opaca, ela deve apresentar um grau significante de transparência.
Pergunte ao joalheiro ou vendedor de pedras preciosas se a pedra que você está pensando em comprar foi melhorada com óleos e resinas. Caso sim, peça detalhes sobre que tipo de tratamento ela sofreu. As esmeraldas são sensíveis e podem reagir negativamente se forem tratadas incorretamente; se os poros naturais de uma esmeralda forem fechados com materiais de melhoria, por exemplo, ela pode ter sua aparência embotada.
Dicas
Esmeraldas bem grandes e de alta qualidade são muito raras. Uma esmeralda de alta qualidade provavelmente será muito mais cara do que um diamante ou outra pedra preciosa do mesmo peso.
Dependendo de onde elas foram extraídas, as esmeraldas apresentam tons azulados ou amarelados. Isso é aceitável.
Se você comprar uma pedra solta e quiser colocá-la em uma acessório, verifique a pedra completamente antes de prendê-la ao acessório. Pode ser que ela seja danificada durante o processo de corte ou colocação.
Pedras preciosas coloridas como a esmeralda para se usar no corpo, tendem a ficar mais bonitas se forem maiores. Se seu orçamento permitir, muitos especialistas recomendam que se use esmeraldas de 1 quilate ou mais em joias.