A Lapidação de uma Esmeralda
Libere Todo O Potencial Do Bruto de Uma Esmeralda.
O corte de esmeraldas e outras pedras coloridas é considerado tanto uma arte quanto uma ciência. Ao contrário dos cortes perfeitamente simétricos apreciados pelo mercado de diamantes, as pedras coloridas costumam ser lapidadas de forma mais artesanal. O trabalho do lapidador é cortar a pedra de uma maneira que libere todo o potencial do material bruto.
As pedras foram cortadas de seu estado natural para dar formas desejáveis em joias e ferramentas desde o início dos tempos. A modelagem da pederneira pelo homem primitivo é um dos primeiros exemplos de pessoas que fabricaram pedras para obter o melhor delas. Os primeiros exemplos de lapidários na América do Sul incluem esculturas de jade pré-colombianas por tribos locais.
Mais tarde, o corte em cabochão tornou-se a prática padrão para a produção de gemas lapidadas, onde as coroas de joias de muitos países testemunham isso. Como a tecnologia se desenvolveu nos últimos 500 anos, a prática de modelar uma pedra com facetas polidas tornou-se a prática padrão.
Os ângulos e dimensões de um corte ajudam a transmitir a cor e o caráter de uma pedra, pois essas métricas devolvem a luz aos nossos olhos. Muitos lapidadores passam uma vida se especializando no corte de esmeraldas, adquirindo o conhecimento necessário para revelar a verdadeira beleza de qualquer pedra não lapidada.